Tuesday 27 November 2007

desabafo

é assim ...




Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar?

Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam

entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro, que reservamos

duramente para educar os meninos mais pobres que eu,

para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus

pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e

eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança

vai ser posta à prova? Quantas vezes minha esperança

vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o

aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus

brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao

conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e

dos justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva

o lápis do coleguinha"," Esse apontador não é seu, minha filhinha".

Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido

que escutar.

Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca

tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica

ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao

culpado interessará.

Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do

meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear:

mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem!

Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo

o mundo rouba" e eu vou dizer: Não importa, será esse

o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu

irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a

quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.

Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o

escambau.

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde

o primeiro homem que veio de Portugal".

Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.

Eu repito, ouviram? IMORTAL!

Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente

quiser, vai dá para mudar o final!


(publicado inicialmente em A Casa dos Bons Espíritos)

4 comments:

Anonymous said...

Caro Tiago

Muito obrigado pela sua visita. Concordo consigo, ainda falta à Maria Rita a garra ideológica da mãe, mas já tem a força de quem quer "lá" chegar. Aguardemos...

Este post...

pois é, sobre este assunto o coração e a razão dividem-se, o PT e o Lula são a solução que o imaginário social exigiam para o Brasil. Mas... a corrupção... como se encaixa na concretização desse imaginário ideológico? Não pode nem deve encaixar!!! Mas será que isso tem a ver com ideologias? Acho que não! Isso, quando acontece, é uma questão transversal, quase diria cultural, tem que ver com a degradação de um povo que não consegue alterar o seu próprio paradigma. Será que o consulado de Fernando Henrique Cardoso foi diferente? Esse Fernando Henrique tão apreciado na Europa pelas suas políticas económicas... Será que não contribui para acentuar as clivagens sociais e a impunidade de quem manda?

Pois... não sei!

Sei que não se deve cair na política "do mal o menos...", mas...

"sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!"

Um abraço

Anonymous said...

ps - é pena que o vídeo não tenha o final da intervenção, perde parte da força.

Anonymous said...

ó cridinho!
estou uns tempinhos sem cá vir e o crido muda de nome e até já socializa!!!
mas olhe que a catarina tem razão: o vídeo perde imeeensa força sem o finalzinho!

Anonymous said...

Minhas caras colegas (?), mais vale tarde do que nunca!
Alterei o video e, para compensar, tem um pequeno valor acrescentado.

Catarina, teremos oportunidade, agora, de debater essa tua opinião e outras.

Abraço.